Teologia do Êxodo - Encontro de Catequese para crianças 9 a 11 anos
- Tema: Teologia do Êxodo por meio de um texto bíblico do Primeiro Testamento.
- Público alvo: Crianças 10 a 11 anos.
- Duração: 5 semanas( uma vez por semana,uma hora e meia).
- Local: Catequese
- Objetivos a serem alcançados: *Reler a experiência do Êxodo na Bíblia, na vida familiar e na própria vida(Que as crianças conheçam sua história e suas origens, como se deu, quando se deu, quem foi o autor e de quem Ele, o Senhor usou para concretizar um dos grandes eventos da história de libertação do povo de Deus) .
- Recursos Pedagógicos a serem utilizados: Canções, filmes, Bíblia, Textos, sulfit, lápis de cor e caneta.
- Metodologia a ser aplicada: Participativa e Dinâmica...
- Textos bíblicos principais a serem trabalhados (à sua escolha): Textos do Primeiro Testamento
- E uma proposta de avaliação com os participantes: Pequena partilha(Será feita, por meio de depoimentos dos participantes na quinta semana).
Obs:Vou iniciar esta catequese contando a história do povo hebreu, desde José no Egito. Penso que ter uma sequência de fatos históricos, dará aos catequizandos uma visão mais ampla e clara deste grande feito de Deus.
1) Primeiro Encontro parte I: Filme de José no Egito (versão para crianças)1:30 min.
Obs. Nós descendemos deste povo. Nossa origem está bem ali atrás juntamente aos Hebreus (falar um pouco com os catequizandos sobre nossa origem). Hebreu(Etmologicamente, a palavra “Hebreu” pode derivar do verbo “avar”, que em hebraico significa “ultrapassar”, “passar”, “ir além”. De “avar” vem “ivrì” (“passado além”). Muitos veem nessa raiz etmológica uma referência à viagem de Abraão, que, como nômade, deixou a Mesopotâmia para se estabelecer na região de Israel.)Abraão pai de Isaac, pai de Jacó e Esaú. Moisés era da tribo de Levi.
Obs. Nós descendemos deste povo. Nossa origem está bem ali atrás juntamente aos Hebreus (falar um pouco com os catequizandos sobre nossa origem). Hebreu(Etmologicamente, a palavra “Hebreu” pode derivar do verbo “avar”, que em hebraico significa “ultrapassar”, “passar”, “ir além”. De “avar” vem “ivrì” (“passado além”). Muitos veem nessa raiz etmológica uma referência à viagem de Abraão, que, como nômade, deixou a Mesopotâmia para se estabelecer na região de Israel.)Abraão pai de Isaac, pai de Jacó e Esaú. Moisés era da tribo de Levi.
2) Segundo encontro parte II: Filme de Moisés (versão para crianças) 1:30 min
-Mostrar num mapa a localização do Egito( Situar geograficamente, será Importante para as crianças ver onde aconteceu o grande evento de libertação do povo de Deus).
3) c)Terceiro encontro Parte III: (Será feito em duas etapas)
PS: Falar
sobre as grandes intervenções de Deus para livrar
Seu povo. Procurar ministrar com emoção, interação e ênfase na ação de
Deus. Evitar a simples exposição monótona dos fatos! Interajir com os
catequizandos e ser uma apreciadora com eles do evento relatado na
Bíblia.
Oração Inicial: Preces espontâneas e canções de libertação.
Motivação (ver):
- Lembro filme do encontro anterior e perguntar a eles sobre o que entenderam da história de José.
- Depois, perguntar aos catequizandos sobre o que eles fazem diante de uma injustiça que acontece na rua, na escola, no trabalho ou em outros lugares. E se eles já procuraram defender alguém mais fraco do que eles
- Lembrar os catequizandos do último encontro. Conversar sobre o filme e perguntar a eles sobre o que entenderam da história de Moisés(cada história no seu tempo para não confundir).
Obs. Esta partilha será feita rapidamente. Uns 15 min. mais ou menos para cada filme..
Obs. Esta partilha será feita rapidamente. Uns 15 min. mais ou menos para cada filme..
PARTE I: Colocação do Tema (julgar)
*Observação: cada passagem bíblica nós leremos na Palavra de Deus(Bíblia das crianças).Claro que, as passagens extensas nós a localizaremos e não leremos tudo pois, o tempo não ajuda. Mas, o importante é localizá-las na Palavra.
*Observação: cada passagem bíblica nós leremos na Palavra de Deus(Bíblia das crianças).Claro que, as passagens extensas nós a localizaremos e não leremos tudo pois, o tempo não ajuda. Mas, o importante é localizá-las na Palavra.
Leitura Bíblica: Êx 2,1-10; 3,1-15; 12,1-14; Êx 7-11(cap. 7 ao 11).
José e seus irmãos formaram um povo que ficou escravo do Faraó. Como aumentava cada dia mais o número de hebreus. o Faraó mandou que matassem todos os filhos que nascessem desse povo.
- O Rei Faraó, de quem nos fala o Livro do Êxodo, começa a reinar muito tempo depois da época em que José levara para o Egito seu pai e seus irmãos. Quanto tempo se passou? A Bíblia fala em 400 anos...
- Nessa época o Egito era uma civilização muito rica. A vida rural era muito próspera: em algumas regiões chegavam a ser feitas quatro colheitas por ano, porque as águas eram represadas tecnicamente. A cultura era muito adiantada.
- "Mas os filhos de Israel, fecundos como eram, multiplicaram-se, tornaram-se numerosos e extremamente poderosos" (Êx 17)
- Havia uma grande preocupação com os ricos: o aumento da população pobre. A multiplicação dos hebreus na terra egípcia começa a inquietar os dirigentes do país. (Êx 1,9-10). O governo da ordens para o controle da natalidade dessa população estrangeira. A Bíblia fala, particularmente, de duas decisões dos governantes:
1- Trabalhos forçados para os hebreus.
2- Mais radical: o decreto para matar todos os filhos dos hebreus do sexo masculino (Êx 1,5-22)
- Assim Moisés nasce no Egito neste período de repressão e escravidão dos hebreus. Ele é um menino da Tribo de Levi. Seu nascimento é o nascimento de um povo, o povo de Israel. Durante algum tempo a mãe o esconde e, para evitar que ele morra, coloca-o numa cesta e o abandona no rio Nilo (Êx 2,10). Mas salvo das águas pela princesa egípcia, Moisés é educado em ambiente principesco e "iniciado em toda sabedoria dos egípcios" (At 7,22).Em determinado momento Moisés recebe o chamado de Javé para libertar seu povo. Deus ouve os lamentos e gemidos do seu povo e vem socorrê-los. Deus revela seu nome e se apresenta como "Eu Sou". Deus se manifesta grandiosamente com prodígios e portentos. Moisés é o escolhido para guiar o povo Hebreu para uma terra que emana leite e mel. O povo celebra a Páscoa rapidamente e sai às pressas.
Obs.: esta introdução será exibida em slides.
A partir desta introdução, abaixo seguem algumas pistas para falar do tema aos catequizandos:
1 - Falar da vocação de Moisés, que era a de libertar o seu povo
2 - Falar das dificuldades na missão de libertação do povo.
3 - As 10 pragas do Egito
1 - Falar da vocação de Moisés, que era a de libertar o seu povo
2 - Falar das dificuldades na missão de libertação do povo.
3 - As 10 pragas do Egito
4- A saída do Egito.
5 - A Páscoa de ontem e hoje: simbolo da libertação desse povo.
6- Quem é hoje o novo "Moisés"?5 - A Páscoa de ontem e hoje: simbolo da libertação desse povo.
4) Quarto encontro - PARTE II: Ação (Agir Transformador):
Conversar com os catequizandos os seguintes tópicos
- Os descendentes de Abraão estavam sofrendo muito por causa do Faraó.Deus ouve o clamor do povo e segue com seu plano para libertá-los.
- Moisés foi adotado pela filha do rei. Poderia ter tido uma vida tranquila e feliz, tendo à sua disposição muitas riquezas, mas Moisés viu o sofrimento do seu povo, atendendo o chamado de Javé quis ajudá-los com o auxílio do seu Senhor..
- Moisés quis defender o seu povo, por isso zombaram dele e ele foi perseguido.
- Deus gosta daqueles que não fecham os olhos e o coração diante do sofrimento dos irmãos, por isso escolheu Moisés para uma grande missão: ser líder do povo de Deus.
- Falar sobre a revelação do nome de Deus "O Eu Sou"
- Falar da celebração da Páscoa dos Hebreus realizada às pressas e o seu significado maior
- Como reviver hoje a experiência de Moisés?
- O que é ser escravo hoje?
* Procurar fazer paralelo com o hoje da vida dos catequizandos e o ontem com a história de libertação do povo.
- Perguntar aos catequizandos se hoje acontecem coisas parecidas no seu bairro, na escola, na sua rua, no Brasil, no mundo. E o que eles podem fazer para ajudar este mundo ser melhor.
O que é ser escravo hoje?
- Como reviver hoje a experiência de Moisés?
O que é ser escravo hoje?
- Como reviver hoje a experiência de Moisés?
***Concluindo com os catequizandos o tema trabalhado:
. Deus caminha com seu povo desde sua origem, não estamos sós. Deus usa de quem Ele quer e como quer para que seu plano de vida e salvação se concretize já aqui nesta terra de dor e sofrimento. Devemos ter fé e esperança. Acreditar que Deus está no comando, Deus sonda nossos corações, ouve nossos lamentos e gemidos e nos atende. Deus é companheiro e amigo de todas as horas difíceis da nossa caminhada nesta terra peregrina. Estamos aqui caminhando para uma Terra que emana leite e mel para todo sempre... o Reino celestial que há de vir e que Jesus Cristo já preparou para todos nós.
. Deus caminha com seu povo desde sua origem, não estamos sós. Deus usa de quem Ele quer e como quer para que seu plano de vida e salvação se concretize já aqui nesta terra de dor e sofrimento. Devemos ter fé e esperança. Acreditar que Deus está no comando, Deus sonda nossos corações, ouve nossos lamentos e gemidos e nos atende. Deus é companheiro e amigo de todas as horas difíceis da nossa caminhada nesta terra peregrina. Estamos aqui caminhando para uma Terra que emana leite e mel para todo sempre... o Reino celestial que há de vir e que Jesus Cristo já preparou para todos nós.
ATIVIDADE:
Obs. Trabalhar junto com os catequizandos, mas, sem dar respostas, ir apenas orientando.:
1. Leia os capítulos 1 a 4 de Êxodo e coloque as frases na ordem correta (de 1 a 5) dos acontecimentos:
a-_____ Moisés vê a sarça ardente em Horeb
b-_____ Moisés foge para a terra de Madiã
c-_____ Deus chama Moisés para libertar o povo de Israel
d-_____ Faraó decreta a morte dos recém-nascidos meninos hebreus
e-_____ Moisés apresenta desculpas para não atender o chamado de Deus, mas, por fim, acaba voltando ao Egito
2) Leia os versículos indicados e descubra mais fatos sobre a lição de hoje:
a) Êxodo 3,17: o que haveria na terra que Deus prometeu ao povo israelita?
…………………........................................................................................................
b) Êxodo 3,1: como também é chamado o monte Horeb?
…………………........................................................................................................
c) Êxodo 2,16-17: o que Moisés fez quando os pastores queriam expulsar as moças?
…………………........................................................................................................
d) Êxodo 4,1-9: quais os 3 sinais que o povo israelita veria em Moisés para que acreditasse que fora enviado por Deus?
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
…………………........................................................................................................
e) Êxodo 3.13-14: como Deus disse que era seu nome?
…………………........................................................................................................
f) qual o número de pragas enviadas por Deus ao faraó para libertar seu povo e quais são elas (Êx 7-10).
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
g) Crianças, depois de assistirmos ao filme, estudarmos a história de Moisés na Palavra, para você: Qual a ideia que cada um faz do Deus de Moisés e nosso Deus também?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
h) Celebração
Começar com um canto sobre libertação e fazer depois, um momento de silêncio para o catequizando falar com Deus sobre os sofrimentos do povo, hoje.
Colocar numa oração espontânea, as preocupações da nossa família e comunidade.
5) Quinto encontro - Atividade II : AVALIAÇÃO ORAL NA QUINTA SEMANA-Faremos uma partilha( Observar o que as crianças guardaram no coração).
=======================================================================
Bibliografia: Livro do Catequista: fé,vida e comunidade. Centro Catequético Arquidiocesano: coordenação Ir. Mary Donzellini). São Paulo: Paulus, 1994.(CATEQUESE KIDS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário