quinta-feira, 1 de setembro de 2016


Teologia do Êxodo - Encontro de Catequese para crianças 9 a 11 anos

  • Tema: Teologia do Êxodo por meio de um texto bíblico do Primeiro Testamento.
  • Público alvo: Crianças 10 a 11 anos.
  • Duração: 5 semanas( uma vez por semana,uma hora e meia).
  • Local:  Catequese
  • Objetivos a serem alcançados: *Reler a experiência do Êxodo na Bíblia, na vida familiar e na própria vida(Que as crianças conheçam sua história    e suas origens, como se deu, quando se deu,  quem foi o  autor e de quem Ele, o Senhor usou para concretizar um dos  grandes eventos da história de libertação do povo de Deus) .
  • Recursos Pedagógicos a serem utilizados: Canções, filmes, Bíblia, Textos, sulfit, lápis de cor e caneta.
  • Metodologia a ser aplicada: Participativa e Dinâmica...
  • Textos bíblicos principais a serem trabalhados (à sua escolha): Textos do Primeiro Testamento
  • E uma proposta de avaliação com os participantes: Pequena partilha(Será feita, por meio de depoimentos dos  participantes na quinta semana).

Obs:Vou iniciar esta catequese contando a história do povo hebreu,  desde José no Egito. Penso que ter uma  sequência de fatos históricos, dará aos catequizandos uma visão mais ampla e clara deste grande feito de Deus.

1)  Primeiro Encontro parte I Filme de José no Egito (versão para crianças)1:30 min.

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Obs. Nós descendemos deste povo. Nossa origem está bem ali atrás juntamente aos Hebreus (falar um pouco com os catequizandos sobre nossa origem). Hebreu(Etmologicamente, a palavra “Hebreu” pode derivar do verbo “avar”, que em hebraico significa “ultrapassar”, “passar”, “ir além”. De “avar” vem “ivrì” (“passado além”). Muitos veem nessa raiz etmológica uma referência à viagem de Abraão, que, como nômade, deixou a Mesopotâmia para se estabelecer na região de Israel.)Abraão pai de  Isaac, pai de Jacó e Esaú. Moisés era da tribo de Levi.

2)  Segundo encontro parte II: Filme de Moisés (versão para crianças) 1:30 min

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 -Mostrar num mapa a localização do Egito( Situar geograficamente, será Importante para as crianças ver onde aconteceu o grande evento de libertação do povo de Deus).

3) c)Terceiro encontro Parte III:  (Será feito em duas etapas)

PS: Falar  sobre as grandes intervenções de Deus para livrar Seu povo. Procurar ministrar com emoção, interação e ênfase na ação de Deus. Evitar a simples exposição monótona dos fatos! Interajir com os catequizandos e ser uma apreciadora com eles do evento relatado na Bíblia.

 Oração Inicial: Preces espontâneas e canções de libertação.

Motivação (ver):
- Lembro filme do encontro anterior e perguntar a eles  sobre o que entenderam da história de José.
- Depois, perguntar aos catequizandos sobre o que eles fazem diante de uma injustiça que acontece na rua, na escola, no trabalho ou em outros lugares. E se eles já procuraram defender alguém mais fraco do que eles
- Lembrar os catequizandos  do  último encontro. Conversar sobre  o filme  e perguntar a eles  sobre o que entenderam da história de Moisés(cada história no seu tempo para não confundir).
Obs. Esta  partilha será feita rapidamente. Uns 15 min. mais ou menos para cada filme..



 PARTE I:  Colocação do Tema (julgar) 

*Observação: cada passagem bíblica nós leremos   na Palavra de Deus(Bíblia das crianças).Claro que, as passagens extensas nós a localizaremos e não leremos tudo pois, o tempo não ajuda. Mas, o importante é localizá-las na Palavra.

Leitura Bíblica: Êx 2,1-10; 3,1-15; 12,1-14; Êx 7-11(cap. 7 ao 11).

  José e seus irmãos formaram um povo que ficou escravo do Faraó. Como aumentava cada dia mais o número de hebreus. o Faraó mandou que matassem todos os filhos que nascessem desse povo.
- O Rei Faraó, de quem nos fala o Livro do Êxodo, começa a reinar muito tempo depois da época em que José levara para o Egito seu pai e seus irmãos. Quanto tempo se passou? A Bíblia fala em 400 anos...
- Nessa época o Egito era uma civilização muito rica. A vida rural era muito próspera: em algumas regiões chegavam a ser feitas quatro colheitas por ano, porque as águas eram represadas tecnicamente. A cultura era muito adiantada.
- "Mas os filhos de Israel, fecundos como eram, multiplicaram-se, tornaram-se numerosos e extremamente poderosos" (Êx 17)
- Havia uma grande preocupação com os ricos: o aumento da população pobre. A multiplicação dos hebreus na terra egípcia começa a inquietar os dirigentes do país. (Êx 1,9-10). O governo da ordens para o controle da natalidade dessa população estrangeira. A Bíblia fala, particularmente, de duas decisões dos governantes:
1- Trabalhos forçados para os hebreus.

2- Mais radical: o decreto para matar todos os filhos dos hebreus do sexo masculino (Êx 1,5-22)
- Assim Moisés nasce no Egito neste período de repressão e escravidão dos hebreus. Ele é um menino da Tribo de Levi. Seu nascimento é o nascimento de um povo, o povo de Israel. Durante algum tempo a mãe o esconde e, para evitar que ele morra, coloca-o numa cesta e o abandona no rio Nilo (Êx 2,10). Mas salvo das águas pela princesa egípcia, Moisés é educado em ambiente principesco e "iniciado em toda sabedoria dos egípcios" (At 7,22).Em determinado momento Moisés recebe o chamado de Javé para libertar seu povo. Deus ouve os lamentos e gemidos do seu povo e vem socorrê-los. Deus revela seu nome e se apresenta como "Eu Sou". Deus se manifesta grandiosamente com prodígios e portentos. Moisés é o escolhido para guiar o povo Hebreu para uma terra que emana leite e mel. O povo celebra a Páscoa rapidamente e sai às pressas.

Obs.: esta introdução será exibida em slides.

 A partir desta introdução, abaixo seguem algumas pistas para falar do tema aos catequizandos:

1 - Falar da vocação de Moisés, que era a de libertar o seu povo 
2 - Falar das dificuldades na missão de libertação do povo.
3 - As 10 pragas do Egito
4- A saída do Egito.
5 - A Páscoa de ontem e hoje:  simbolo da libertação desse povo.
6- Quem é hoje o novo "Moisés"?


4) Quarto encontro - PARTE II:      Ação (Agir Transformador):  

 Conversar com os catequizandos os seguintes tópicos

- Os descendentes de Abraão estavam sofrendo muito por causa do Faraó.Deus ouve o clamor do povo e segue com seu plano para libertá-los.
- Moisés foi adotado pela filha do rei. Poderia ter tido uma vida tranquila e feliz, tendo à sua disposição muitas riquezas, mas Moisés viu  o sofrimento do seu povo, atendendo o chamado de Javé quis ajudá-los com o auxílio do seu Senhor..

- Moisés quis defender o seu povo, por isso zombaram dele e ele foi perseguido.

- Deus gosta daqueles que não fecham os olhos e o coração diante do sofrimento dos irmãos, por isso escolheu Moisés para uma grande missão: ser líder do povo de Deus.

-  Falar sobre a revelação do nome de Deus "O Eu Sou"
- Falar da celebração da Páscoa dos Hebreus realizada às pressas e o seu significado maior
- Como reviver hoje a experiência de Moisés?

 - O que é ser escravo hoje?
* Procurar fazer paralelo com o hoje da vida dos catequizandos e o ontem com a história de libertação do povo.
- Perguntar aos catequizandos se hoje acontecem coisas parecidas no seu bairro, na escola, na sua rua, no Brasil, no mundo. E o que eles podem fazer para ajudar este mundo ser melhor.
O que é ser escravo hoje?
- Como reviver hoje a experiência de Moisés?


***Concluindo com os catequizandos o tema trabalhado:
Deus caminha com  seu povo desde sua origem, não estamos sós.  Deus usa de quem Ele quer e como quer para que seu plano de vida e salvação se concretize já aqui nesta  terra de dor e sofrimento. Devemos ter fé  e esperança. Acreditar que Deus está no comandoDeus sonda nossos corações, ouve nossos lamentos e  gemidos e nos atende. Deus é companheiro e amigo de todas as horas difíceis da nossa caminhada nesta terra peregrina. Estamos aqui caminhando para  uma Terra que emana leite e mel para todo sempre... o Reino celestial que há de vir e que Jesus Cristo já preparou para todos nós.


ATIVIDADE:
Obs. Trabalhar junto com os catequizandos, mas, sem dar respostas, ir apenas orientando.:


1. Leia os capítulos 1 a 4 de Êxodo e coloque as frases na ordem correta (de 1 a 5) dos acontecimentos:

a-_____ Moisés vê a sarça ardente em Horeb
b-_____ Moisés foge para a terra de Madiã
c-_____ Deus chama Moisés para libertar o povo de Israel
d-_____ Faraó decreta a morte dos recém-nascidos meninos hebreus
e-_____ Moisés apresenta desculpas para não atender o chamado de Deus, mas, por fim, acaba voltando ao Egito

2)     Leia os versículos indicados e descubra mais fatos sobre a lição de hoje:

a) Êxodo 3,17: o que haveria na terra que Deus prometeu ao povo israelita?
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b) Êxodo 3,1: como também é chamado o monte Horeb?
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c) Êxodo 2,16-17: o que Moisés fez quando os pastores queriam expulsar as moças?
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d) Êxodo 4,1-9: quais os 3 sinais que o povo israelita veria em Moisés para que acreditasse que fora enviado por Deus?
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e) Êxodo 3.13-14: como Deus disse que era seu nome?
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f) qual o número de pragas enviadas por Deus ao faraó para libertar seu povo e quais são elas (Êx 7-10).
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g) Crianças, depois de assistirmos ao filme, estudarmos a  história de Moisés na Palavra, para você: Qual a ideia que cada um faz do Deus de Moisés e nosso Deus também?
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h) Celebração
Começar com um canto sobre libertação  e fazer depois, um momento de silêncio para o catequizando falar com Deus sobre os sofrimentos do povo, hoje.
Colocar numa oração espontânea, as preocupações da nossa família e comunidade.

5) Quinto encontro - Atividade II  : AVALIAÇÃO ORAL NA QUINTA SEMANA-Faremos uma partilha( Observar o que as crianças guardaram no coração).


***Ps: De acordo com o andamento da catequese, se necessário for, estenderei  para mais uma ou duas semanas.
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Bibliografia: Livro do Catequista: fé,vida e comunidade. Centro Catequético Arquidiocesano: coordenação Ir. Mary Donzellini). São Paulo: Paulus, 1994.(CATEQUESE KIDS)




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