sábado, 27 de maio de 2017

COMO ENTENDER A NOÇÃO DE 'ANJO' COM O PRESENÇA DE DEUS


1) A partir dos textos, documentários e passagens bíblicas deste tópico, como entender a noção de “anjo” como presença de Deus?


A palavra 'anjo' deriva diretamente do grego ángelos, com o qual a LXX traduziu o hebraico Mal1eak, enviado, mensageiro, anunciador. Por isso é nome de função e não de natureza. No Primeiro Testamento se aplica tanto a seres humanos enviados por homens, como a seres sobre humanos enviados por Deus.Como mensageiros do céu, aparecem muitas vezes com traços humanos, não sendo reconhecidos. Exercem função permanentes. As vezes desempenham funções específicas não ligadas a anunciar algo, como a de julgamento e destruição. São superiores aos homens e inferiores a Deus,  encarregados  de executar qualquer função no mundo visível e invisível. Todos eles juntos constituem os "exércitos" do Altíssimo. São constituídos de hierarquia: Arcanjo, Anjo, Querubin, Serafim, Principado, Potestade e Virtude. Cada uma delas exercem funções específicas. São muito mencionados pelos autores bíblicos no P.Testamento e S.Testamento e atuantes incansáveis  no Ministério de Jesus.Tudo o que foi dito como Anjo do Senhor no P.Testamento é igualmente válido para o Segundo Testamento. Para os escritores da comunidade primitiva cristã, a presença do anjo é a presença do próprio Deus. Segundo o Apocalipse, os anjos apresentam a Deus as orações dos Santos, protegem a Igreja, seus chefes, Miguel combate pela sua salvação. Estão ao lado dos justos para levá-los ao paraíso, na terra participam das assembleias litúrgicas e do céu contemplam a luta dos anunciadores do Evangelho. Os anjos nos lembram Deus e estão a seu serviço, em comunicação constante com ele. Recebem nomes diferentes como: servo, santos, filhos de Deus e do Altíssimo, fortes, heróis, vigilantes entre outros.. O Senhor é servido por miríades e miríades de anjos na visão de Daniel e no Evangelho de São Lucas. Os "anjos do senhor" são superiores a todos os outros anjos. Aparecem a Agar no deserto, no sacrifício de Isaac e em momentos dramáticos na história de Israel; como na entrada de Canaã, Deus se faz presente pelo anjo:" O meu anjo irá adiante...". Em alguns textos se apresentam distintos de Deus, em outros intermediários dele, e em outro confunde-se com ele, agindo e falando como se fosse o próprio Deus. Desde Gênesis até o Apocalipse, a Bíblia está repletas de histórias sinalizando a presença dos anjos e seu auxílio segundo a vontade de Deus. Alguns estudiosos interpretam o acréscimo de anjo, para preservar a trancendência de Deus. Outros acreditam que os anjos sejam seus representantes, que fala e age em 1ª pessoa, interpreta e traduz para os humanos sua vontade. Em alguns textos são encarregados de punir, em outros agem como mediador, intercessor e defensor. O anjo do Senhor é com frequência a manifestação visível de Deus, enquanto a fala é atribuída diretamente ao Senhor, estas é uma das formas  humanas de caracterizar Deus. Que os valores da figura benfazeja do anjo nas tradições judaico e cristã sejam sempre relembradas por nós. O Anjo  é realmente um intermediário entre céu e terra, entre o humano e divino, entre o visível e invisível. Ele é do céu e ao mesmo tempo visita a terra, não é nem homem e nem Deus. Ele faz a intermediação entre Deus e os homens. É invisível mas, os autores bíblicos podem recorrer a eles sempre  que um receio de antropomorfomismo surgir. Nós amamos os anjos e desejamos sua presença. Sua presença  nos protege dos perigos, porque ao comando do Senhor eles estão a nos guardar e proteger. Deus não se esquece dos seus, portanto, cuida dos seus filhos através dos anjos, seus enviados. Ternura da presença dos anjos, ternura da presença de Deus.

2) É possível ser “anjo” de alguém? Quando sou ‘Anjo’? Quando sou o seu oposto?

Com certeza é possível ser "anjo" na vida de alguém. Porém, posso ser "demônio" também. Mas eu decido, por livre arbítrio, ser "anjo bom" na vida dos meus irmãos. Certa vez, num passado distante, mais precisamente no colegial, eu estudava com uma prima muito querida. Estudávamos na mesma sala e éramos vizinhas de carteira; ela se sentava atrás de mim na sala de aula. certo dia, havíamos terminado nossos deveres de sala e a professora autorizava um bate-papo até que todos tivessem terminado seus exercícios. Lúcia e eu conversávamos sobre como tínhamos feito os trabalhos e a que conclusão chegamos, quando eu observei um ponto branco no olho dela, parecia uma mancha branca, quase imperceptível. Então, eu a avisei sobre o que estava vendo. Ela se assustou e ao término das aulas correu para casa para contar o ocorrido aos seus pais. Conclusão: Lúcia estava prestes a ficar cega. Se não fosse  o nosso bate-papo e minha observação em seu olho, ela teria perdido a visão por completo. A situação dela era bem complicada. Entretanto, graças a Deus ela correu a tempo, fez a cirurgia necessária e no final tudo  ficou bem. Hoje, posso compreender esta situação como manifestação de Deus, me usando para se "anjo" para minha prima Lúcia, do qual ela foi salva de perder a visão por motivo de doença que ela desconhecia  e que foi revelado. Contudo, posso ser o oposto se não amar o meu próximo, se não ajudá-lo em suas necessidades, se não servi-lo como pede nosso Senhor Jesus. Posso ser o oposto quando critico de forma negativa e mato meu irmão com a língua.Na minha decisão, concluo com esta canção do Anjos de resgate:
"Quando de ajuda você precisar/Dou minha vida pra lhe resgatar/Esse é o desejo de Deus, de Deus/De hoje em diante o seu anjo sou eu./Sou muito mais que um amigo/Sou um anjo, que o Senhor enviou/Pode gritar para o mundo ouvir/Sou um anjo, que o Senhor enviou, Pra você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário